Faça parte deste Mundo! Cadastre-se agora mesmo receba conteúdos exclusivos.Cadastre-se aqui

8 dicas para ampliar ambientes pequenos

Nem sempre a nossa casa é exatamente do jeitinho que gostaríamos. Para a grande maioria, a casa dos sonhos é aquela espaçosa, com área externa, grande o suficiente para acomodar churrasqueira e piscina, salas de televisão, estar e jantar, e cozinha, quartos e banheiros amplos. Porém, casas e apartamentos pequenos podem ter muito charme, independentemente do estilo adotado, seja clássico ou moderno.

Além disso, com alguns truques de planejamento, um ambiente pequeno pode parecer bem maior. Quem contou a historinha, que só as casas e apartamentos grandes podem ser bonitos e bem decorados, estava completamente enganado! 🙂  

 

1. Espelho, espelho meu: Já falamos aqui no blog sobre o quanto um espelho pode valorizar um ambiente. Salas, quartos, banheiros ou corredores podem parecer bem mais amplos se o espelho compuser estrategicamente o local. Mas como dissemos aqui, é necessário que a posição dos espelhos seja muito bem pensada. Caso seja colocado em um lugar errado, o efeito é exatamente o contrário: pode reduzir o cômodo.

 

 

2. Rodapé e parede com a mesma cor:
Uma dica muito legal para aumentar visualmente a sua casa é dispor o rodapé com a mesma cor da parede. As paredes claras tendem a ampliar os ambientes, mas, se o rodapé for da mesma cor, pode ter certeza que essa sensação, de estar num lugar mais espaçoso que realmente é, vai ser maior.

 

 

3. Uma parede escura: Acabamos de falar que as paredes claras ampliam, mas escolher uma parede para pintar com um tom mais escuro pode ser sua grande tacada. As cores escuras, contrapostas com outras claras, podem indicar profundidade. 

 

4. Papeis de parede com linhas verticais: A intenção aqui é “enganar” seu cérebro, com alguns truques que o farão acreditar que aquele ambiente é maior. Já ouviu falar que linhas horizontais achatam e engordam, e que linhas verticais alongam e emagrecem? Na sua casa, é quase assim. As linhas verticais dão a impressão de que as paredes são mais altas e, como consequência, maiores. Você vai conseguir esse efeito com papeis de parede, que, além de lindos, podem ser trocados, assim que você enjoar.

 

5. Deixe a luz entrar:  Se você tem a possibilidade de construir ou reformar a casa, planeje antes. Observe os locais aonde o sol bate durante a manhã e à tarde e planeje as janelas e varandas para aproveitar o máximo de claridade natural possível dentro de casa. Deixar a luz entrar pode dar a ideia da tão sonhada casa ampla que tanta gente deseja.

 

6. Integre a sala à cozinha: Você provavelmente já viu em algum filme aquela cozinha que tem apenas uma bancadinha a separando da sala de estar. Integrar esses dois ambientes é não os separar com parede. Isso, com certeza, vai tornar o espaço maior.

 

7. Portas de correr:  Essa dica é simples, mas nem sempre é colocada em prática. Portas de armário que se abrem ocupam muito mais espaço pelo motivo mais obvio de todos: elas se abrem. Em um ambiente pequeno, as portas de correr são as melhores opções por possibilitarem a acomodação de uma cama ou uma cômoda maior, por exemplo, a um quarto. É mais espaço, para mais coisas, num ambiente.

 

 

8. Escrivaninha no peitoril da janela:

Raramente aproveitamos essa parte da casa. Procure colocar uma mesinha próxima a uma janela, no peitoril. Assim, você terá a luz natural durante o dia, além de deixar mais espaço no quarto, no escritório, ou, até, na sala, que antes seria destinado à uma mesa de trabalho, para outros móveis. 

 

Veja também:

E você, já colocou alguma dessas dicas em prática? Tem alguma outra dica pra compartilhar? Conta pra gente!

Compartilhe

8 dicas para ampliar ambientes pequenos

Comentários

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook!
Gosta de novidades e dicas para decorar sua casa? Curta nossa Fan Page no Facebook e receba diariamente dicas, novidades e muito mais!
Quero receber as dicas
curta e fique por dentro de tudo que acontece no Mundo das Casas
Powered by Autience