Faça parte deste Mundo! Cadastre-se agora mesmo receba conteúdos exclusivos.Cadastre-se aqui

Conceito atemporal e vanguardista dá o tom ao Lounge Espaço Aberto

 Fernanda Siqueira e Lucéli Almeida trazem nesta edição da CASA COR SC, na sede em Florianópolis, o projeto do Lounge Espaço Aberto, em parceria com a construtora Espaço Aberto. Fernanda traz na bagagem a experiência de já ter participado da mostra em 2010 (Closet Feminino) e 2011 (Home Degustação), enquanto Lucéli estreia com o desafio de propor um ambiente que ressalta o conceito atemporal e vanguardista dos anos 70. 

As profissionais fizeram da sede em Florianópolis, onde acontece a mostra, a própria inspiração para projetar o lounge. O prédio, que abrigava a antiga fábrica de refrigerantes na década de 70 e  impulsionava a economia na capital, remete a um movimento arquitetônico que destaca o brutalismo como conceito principal do Lounge Espaço Aberto. 

O ambiente é amplo e conta com 84 m², dividido em áreas interna e externa. O projeto apresenta uma linguagem espacial, através de intervenção inovadora que tende a flutuar no pátio da já desativada fábrica. A proposta mescla o concreto bruto com o requinte da ambientação e do paisagismo leve. “Investimos na linguagem atemporal e vanguardista partindo da sustentabilidade, passando pela contemporaneidade, tanto no mobiliário quanto nas artes, sem deixar de primar pela elegância, conforto com ar de despojamento que este espaço exige”, explicam as profissionais do escritório Fernanda Siqueira Designer de Interiores. 

A cartela de cores segue nos tons neutros, que preenchem o plano de fundo e contrastam com materiais e texturas mais rústicos promovendo aconchego com um toque de sofisticação. Na área externa, as profissionais optaram pelo uso do cimento queimado no piso, evitando a geração de lixo e reforçando o conceito de sustentabilidade. 

A iluminação cênica planejada para o mesmo espaço, em conjunto com a vegetação, promove uma atmosfera intimista. Já na área interna, a luz mais difusa destaca os painéis da construtora Espaço Aberto e reforça as grandes aberturas do ambiente promovendo a integração entre os espaços. As profissionais também investiram em cortinas longas em linho, que promovem um contato visual com a área externa, mesmo quando fechada.   

Entre os destaques está a arte de Rudinei Scarantto Dazzi, artista plástico, que assina plotagem exclusiva na parede de fundo do painel em madeira e pedra que apresenta os lançamentos da construtora. A peça de design, assinada pelo catarinense, Luiz de Souza com criação de Fabi Deucher e desenvolvida pela Maderia, traz certificado de obra de arte. 

Sem deixar de lado a sustentabilidade, todo o material que restar do ambiente, após o fim da mostra, será doado para uma instituição de caridade. 

Sobre a CASA COR 

Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2015, chega à sua 6ª edição em Santa Catarina, e soma 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e quatro internacionais (Peru, Chile, Equador e Bolívia).

 Sobre o Sesc 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada que objetiva proporcionar o bem-estar e qualidade de vida  do comerciário, sua família e da sociedade. Com unidades em todo o Brasil, o Sesc incentiva a educação de qualidade como diretriz primordial no desenvolvimento do cidadão e valoriza a diversidade cultural local. 

Em Santa Catarina, o Sesc adquiriu  um terreno no bairro José Mendes, em Florianópolis (conhecido por ter abrigado uma antiga fábrica de refrigerantes) para implantação de Ensino Fundamental e ampliação de atendimento de Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e Educação Complementar. De 28 de maio a 12 de julho de 2015 o local recebe a mostra Casa Cor Santa Catarina. 

Contato

Escritório Fernanda Siqueira Designer de Interiores

(48) 9628-6688 | designer.fernandasiqueira@gmail.com

 

 Créditos: Sidney kair

Compartilhe

Conceito atemporal e vanguardista dá o tom ao Lounge Espaço Aberto

Comentários

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook!
Gosta de novidades e dicas para decorar sua casa? Curta nossa Fan Page no Facebook e receba diariamente dicas, novidades e muito mais!
Quero receber as dicas
curta e fique por dentro de tudo que acontece no Mundo das Casas
Powered by Autience