Faça parte deste Mundo! Cadastre-se agora mesmo receba conteúdos exclusivos.Cadastre-se aqui

Estilo cosmopolita e contemporâneo marca Meu Loft

 Inspirador e contemporâneo, o ambiente Meu Loft se destaca ao propor uma atmosfera cosmopolita e industrial para os visitantes da mostra. O projeto, assinado pelo escritório Gebara & Filártiga Arquitetos, de Florianópolis, traz um conceito contemporâneo, repleto de originalidade e conforto, inspirado nos antigos galpões nova-iorquinos que abrigaram os primeiros lofts da megalópole. 

Os arquitetos Beto Gebara e Marila Filártiga, que também assinam o masterplan da mostra, investiram em alternativas funcionais e elegantes para compor o ambiente que lembra os lofts de Nova York das décadas de 60 e 70. Os locais eram antigas fábricas que foram ocupadas por artistas e músicos para fazer dali sua moradia e local de trabalho. 

O loft foi projetado num espaço de 60 m² para um executivo do mercado financeiro, moderno, esportista, atento as questões de sustentabilidade e que tem como hobby a gastronomia funcional.  A bicicleta exposta sob o mezanino, utilizada como meio de transporte, e os livros de culinária traduzem a personalidade do morador. 

Os ambientes são integrados e de fácil circulação, com características cosmopolitas e industriais, sem abrirem mão do conforto e versatilidade.  Na maior parede do ambiente, do piso ao teto, a dupla aproveitou o pé direito e apostou no revestimento nos tons naturais de tijolos. O material traz mais aconchego e bucolismo, contrastando com a cartela de cores que inclui preto, branco, cinza e terracota, e reforça o tema das antiga fábricas. 

Entre os destaques do ambiente, está uma escada metálica desenhada pelos arquitetos. Com degraus intercalados, o que faz com que ocupe menos espaço em planta para atingir máxima altura, a escada é uma releitura da criação de Alberto Santos Dumont, onde só se pode começar a subir com o pé direito. Outra característica que atrai atenção, é a seleção do mobiliário que segue uma linha de racionalidade e atemporalidade, assinada por diversos designers nacionais. Obras de artes em grandes formatos e fotografias autorais interagem harmoniosamente com a proposta industrial. 

A iluminação é mais pontual, realizada por meio de trilhos com spots na parte de concreto, embutidos nos rebaixos preto e branco, indireta sob as bases da escada e da cama, e geral somente no grande pendente sobre a mesa de jantar, considerado outro destaque do ambiente. 

O tema da CASA COR SC 2015, Design para UM, foi retratado no projeto. “O tema já aparece claro no nome do ambiente Meu Loft que traduz um amor do usuário do espaço pelo seu lar, que conta um pouco da sua história pessoal”, explicam os arquitetos. 

Beto Gebara e Marila Filártiga acumulam no currículo participações e projetos nas edições da mostra de 2010 (Home Office), 2011 (SPA do Casal), 2012 (Suíte do Casal), 2013 (Loft do Marchand) e 2014 (Estar… Entre Amigos).

 

Sobre a CASA COR 

Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2015, chega à sua 6ª edição em Santa Catarina, e soma 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e quatro internacionais (Peru, Chile, Equador e Bolívia). 

Sobre o Sesc 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada que objetiva proporcionar o bem-estar e qualidade de vida  do comerciário, sua família e da sociedade. Com unidades em todo o Brasil, o Sesc incentiva a educação de qualidade como diretriz primordial no desenvolvimento do cidadão e valoriza a diversidade cultural local. 

Em Santa Catarina, o Sesc adquiriu  um terreno no bairro José Mendes, em Florianópolis (conhecido por ter abrigado uma antiga fábrica de refrigerantes) para implantação de Ensino Fundamental e ampliação de atendimento de Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e Educação Complementar. De 28 de maio a 12 de julho de 2015 o local recebe a mostra Casa Cor Santa Catarina. 

Contato 

Gebara & Filártiga Arquitetos

Rua Antonio Rocca, 53, sala 02, Santa Mônica. CEP 88035-150. Florianópolis/SC.

 

(48) 3338-9070 | arquitetos@gf.arq.br

Créditos: Lio Simas

Compartilhe

Estilo cosmopolita e contemporâneo marca Meu Loft

Comentários

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook!
Gosta de novidades e dicas para decorar sua casa? Curta nossa Fan Page no Facebook e receba diariamente dicas, novidades e muito mais!
Quero receber as dicas
curta e fique por dentro de tudo que acontece no Mundo das Casas
Powered by Autience