Faça parte deste Mundo! Cadastre-se agora mesmo receba conteúdos exclusivos.Cadastre-se aqui

Sala íntima “dos 50 tons de branco”

A designer e decoradora de ambientes Laura Gransotto se inspirou no clima sensual da intimidade de um casal para projetar seu ambiente de estreia na CASA COR SC, a Sala Íntima “dos 50 tons de branco”, de 50 m², localizado na sede da mostra em Florianópolis.

Há 30 anos no mercado, a gaúcha (que atua em Chapecó há 15 anos e agora conta também com seu novo escritório em Florianópolis), explica que o branco é a sua cor preferida tanto na decoração quanto na moda, e que o nome do espaço é alusivo a trilogia 50 Tons de Cinza. “O título expressa perfeitamente o que quero dizer com os 50 tons de branco presentes no ambiente. Faz alusão a um tema atual na mídia e vem ao encontro dos momentos de prazer da intimidade do casal, que estão sutilmente presentes no espaço”.

Na Sala Íntima “dos 50 tons de branco”, o branco total foi trabalhado de modo a estimular uma experiência sensorial, causando no público uma percepção mais sensitiva ao entrar no ambiente – que contrasta com o colorido dos demais espaços da CASA COR SC. “O branco é uma escolha para um décor leve, elegante, clássico e atemporal. Ele é um ícone máximo do luxo, da pureza, da sofisticação e do requinte. Resiste ao tempo e aos modismos”, afirma a decoradora.

Para evitar a monotonia do predomínio do tom, Laura Gransotto explorou as 50 tonalidades presentes em piso, teto, paredes, mobiliário e objetos de decoração com variadas texturas, nuances, brilhos e luz provocados pelos efeitos que a cor têm em diferentes superfícies e volumes. “Com esta variação de branco, temos ainda uma sensação de amplitude e um efeito ótico e luminoso incríveis”, destaca a profissional.

O piso foi revestido com peças de porcelanato de grande dimensão, que causa o efeito de amplitude pelo acabamento na cor branca. Nas paredes, a designer e decoradora de interiores optou por uma composição de materiais e revestimentos atuais, tais como papel de parede, mosaico floral cimentício, espelho, painéis de madeira de laca e tecido – que juntos criam efeitos de vários tons e texturas no ambiente. O teto recebeu revestimento em placas de gesso acartonado, com design de facetas geométricas e acabamento em pintura látex.

O projeto de light design, desenvolvido especialmente para o ambiente, tem iluminação específica e pontual, luminárias modernas, focos de luz diferenciados e uso das econômicas lâmpadas de LED. O destaque fica por conta da tecnologia da automação, que controla a iluminação, persianas e equipamentos eletrônicos.

Os móveis foram desenhados exclusivamente para a mostra, e apresentam um design de linhas limpas, com formas retas ou facetadas, de tendências atuais. Os detalhes de tecidos e espelhos aplicados no mobiliário (produzido em madeira) criam um efeito personalizado. Há ainda os móveis de linha clássica moderna e decorativos. O resultado é um conjunto de peças que interagem harmoniosamente entre si na decoração.

O quadro Palavras, da artista plástica Iara R. Gomes, exclusivo para o ambiente da CASA COR SC 2015, traz a arte contemporânea para dentro do espaço, fazendo parte do contexto da sala íntima que tem um escritor como usuário.

A valorização do artesanato regional, que reunirá o trabalho de artesãs do litoral e do oeste catarinense, também diferencia o trabalho da decoradora e designer nesta

 

mostra. As barras das cortinas, as almofadas e os revestimentos das luminárias receberam aplicação de rendas exclusivas, frutos do trabalho de uma artesã de Chapecó (com seu crochê de renda) e de uma rendeira da Lagoa da Conceição, de Florianópolis (com suas rendas de bilro). As aplicações, feitas de modo artesanal, foram orientadas e direcionadas por Laura Gransotto, agregando mais personalidade à decoração do projeto e valorizando as raízes e a cultura regionais. 

Sobre a CASA COR

Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2015, chega à sua 6ª edição em Santa Catarina, e soma 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e quatro internacionais (Peru, Chile, Equador e Bolívia).

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada que objetiva proporcionar o bem-estar e qualidade de vida do comerciário, sua família e da sociedade. Com unidades em todo o Brasil, o Sesc incentiva a educação de qualidade como diretriz primordial no desenvolvimento do cidadão e valoriza a diversidade cultural local.

Em Santa Catarina, o Sesc adquiriu um terreno no bairro José Mendes, em Florianópolis (conhecido por ter abrigado uma antiga fábrica de refrigerantes) para implantação de Ensino Fundamental e ampliação de atendimento de Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e Educação Complementar. De 28 de maio a 12 de julho de 2015 o local recebe a mostra Casa Cor Santa Catarina.

Contato

Laura Gransotto

Av. das Rendeiras, 1990, CEP: 88.062-400. Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC.

(48) 9824 5862 / 9136 2663

Av. Nereu Ramos, 75 D, Ed. CPC, sala 803-B. CEP 89.801-023. Chapecó/SC.

 

(49) 3329-6098 / (49) 99670370 | laura@lauragransotto.com.br

Crédito – Sidney Kair

Compartilhe

Sala íntima “dos 50 tons de branco”

Comentários

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook!
Gosta de novidades e dicas para decorar sua casa? Curta nossa Fan Page no Facebook e receba diariamente dicas, novidades e muito mais!
Quero receber as dicas
curta e fique por dentro de tudo que acontece no Mundo das Casas
Powered by Autience